Se você usa chapinha e secador, certamente já deve ter ouvido falar que eles são grandes vilões da saúde dos fios. Mas, será que isso é mesmo verdade? Hoje vamos falar sobre essas ferramentas de calor, e se são aliadas ou inimigas dos cabelos. Vem comigo!
A chapinha e secador podem causam danos ao cabelo?
Sim, até podem. Mas a grande questão é que isso não é uma regra, vai depender de como são usadas. Fazendo uso adequadamente, não causam grandes danos e até podem ajudar a alcançar resultados específicos, como os de alisamentos progressivos e modelagem de cachos (no caso do secador).
Vale dizer que a chapinha, o secador, e outras ferramentas térmicas atingem temperaturas altíssimas que podem causam danos ao cabelo, tais como, como:
retirar a umidade dos fios;
causar perda de proteína;
deixar os fios mais quebradiços;
desbotar a cor;
danificar a cutícula.
Fique atenta(o) e, a qualquer sinal desses problemas, você deve cessar o uso desses itens de forma imediata. Isso porque, caso prolongue, eles podem causar danos severos e irreversíveis, como partir os fios.
O que danifica menos o cabelo?
Apesar de sabermos que ambos podem causar danos, o secador é menos agressivo do que a chapinha. Afinal, ele consegue distribuir o calor melhor, causando um impacto menor nos fios.
É possível reduzir os danos da chapinha e secador. Imagem do Freepik.
Como reduzir os danos da chapinha e secador para ter um liso impecável?
O primeiro passo para reduzir os danos da chapinha e secador e ainda assim, ter um liso impecável, é investir em um bom protetor térmico. Além disso, tome outros cuidados, como:
escolha um bom secador;
opte pela escova certa;
divida o cabelo em mechas;
faça a manutenção regular
evite altas temperaturas: cada tipo de cabelo suporta uma temperatura máxima específica, mas o indicado é utilizar em até 180º.
Para um cabelo saudável e protegido, você precisa manter uma rotina adequada. Para isso, fique atenta(o) aos seguintes pontos:
Mantenha uma rotina de hidratação e nutrição, isso vai ajudar a proteger as madeixas de grandes impactos, como o contato direto com o calor intenso.
É crucial fazer cortes regulares para remover as pontas ressecadas e quebradiças. Já que, se isso não for feito, elas vão ficar ainda piores conforme o uso contínuo dos secadores e chapinhas, o que vai interferir em toda a estética dos fios.
Quando você terminar de fazer o processo para alisar os fios, use também óleos adequados para mantê-los brilhantes e hidratados.
Secador ideal
A melhor opção de secador é aquele que tem a potência de 1600 a 2000 watts e bico estreito. Isso porque, ele direciona melhor o ar e consegue alisar eficientemente, sem causar um calor excessivo.
Sempre mantenha o objeto a 15 ou 30 cm de distância dos cabelos. Isso diminui o impacto aos fios durante seu uso.
Chapinha adequada
Para proteger o cabelo, a chapinha ideal é a de cerâmica, feita para ser usada em fios finos e delicados. Na prática, vai conseguir entregar um ótimo resultado sem causar muitos anos.
Nunca deixe esse objeto muito tempo em contato com uma parte específica do cabelo. Isso remove toda a umidade dos fios e em casos mais graves, pode queimá-los.
Por que dividir o cabelo em mechas?
Ao dividir o cabelo em mechas, você vai fazer com que a chapinha ou secador, alcance todas as partes do fio com mais facilidade. Então, facilita o alisamento sem causar danos agressivos.
Manutenção regular
Ao manter os objetos sempre limpos, é possível garantir que ele funcione com perfeição. Ou seja, não vai ter alteração nas entregas durante o uso.
A distância adequada ajuda a manter a saúde dos fios ao usar a chapinha e secador. Imagem do Freepik.
Quantas vezes na semana é possível usar chapinha e secador sem danificar o cabelo?
Em média, é possível usar chapinha e secador sem danificar o cabelo até 3 vezes por semana. Entretanto, esse período pode mudar devido a alguns fatores externos, por exemplo:
tipo do fio;
qualidade do aparelho;
cuidado após os processos;
o procedimento a ser realizado: retoque na raiz, alisamento completo, etc.
Quando os fios são finos ou estão fragilizados, eles não devem passar por esse processo mais de duas vezes na semana. Já as madeixas mais grossas, podem ser alisadas três vezes por semana sem medo.
Viu só? Ter o cabelo liso perfeito é possível e não precisa significar uma agressão aos fios. Então, aplique todas as dicas para alcançá-lo de forma saudável e eficaz.
Comments